O que é um Firewall?

Entre as coisas que você pode fazer para proteger seu computador de malwares como vírus e spywares é um firewall. O que exatamente é um firewall e como ele protege seu computador? Aprenda sobre o básico e como um firewall funciona aqui nesse posto.

O QUE É UM FIREWALL?

Um firewall é um sistema que monitora e controla tudo que entra e sai de seu computador, baseado em regras de segurança. Um uso típico para um firewall seria entre seu computador e a internet, onde a internet age como um filtro e previne tráfico e acesso ao seu computador. Pode evitar ataques hackers ou infiltrações com malware em seu computador sem seu conhecimento.

Existem dois tipos de firewalls, firewalls host, que funcionam em seu computador e firewalls network, que são embutidos em seu roteador. Ambos os tipos possuem essencialmente o mesmo propósito, monitorar e filtrar tráfico de rede para mais segurança.

USE O FIREWALL DE SEU SISTEMA OPERACIONAL PARA MAIS SEGURANÇA

Sistemas operacionais modernos como Windows geralmente vem com firewall embutido. O firewall permite configurar várias regras de segurança, por exemplo, quais programas de seu computador podem se conectar com a internet. Se você possui um sistema operacional como a última versão do Windows, é altamente recomendado que você use firewall para proteção extra.

Os firewalls geralmente vêm com uma funcionalidade extra em softwares anti-vírus. Isso significa que, enquanto você tiver o software anti-vírus funcionando (o que você deveria sempre fazer), haverá uma camada adicional de segurança do firewall.

Praticamente, o que um software como firewall faz é notificar sempre que um programa tenta se conectar com o exterior ou detecta atividade suspeita. Isso dá mais controle e segurança contra ataques maliciosos em seu computador. O firewall provavelmente terá opções para customizar suas configurações de segurança, mas deverá fornecer proteção adequada se mantidas as configurações padrão.

Mesmo que não possa oferecer 100% de proteção contra malwares e criminosos virtuais, é uma camada recomendada e útil de segurança que ajuda a proteger seu computador.

Ao obter um anti-vírus moderno, certifique-se de que ele possui firewall para melhor proteção!