O que é um spyware?

Spywares são alguns dos tipos mais comuns de ameaças online e infelizmente podem ser muito perigosos. Criminosos virtuais usam spywares para roubar suas informações privadas, o que pode resultar em prejuízo financeiro e roubo de identidade. O que é um spyware? Como um spyware infecta seu computador e como se proteger? Descubra tudo o que precisa saber sobre spywares nesse artigo.

Se você usa um computador e internet, existe sempre o risco de ser vítima de vírus, malwares e outros tipos de ataques online. Uma das ameaças online mais comuns para computadores pode ser infecção com spywares. De acordo com estudos, quase 90% dos computadores são infectados com spywares em algum momento. O que é exatamente um spyware? Leia nosso artigo sobre spyware para conhecer seu inimigo!

O QUE É UM SPYWARE?

Spyware é qualquer tipo de programa instalado em seu computador, algumas vezes até sem você saber, que monitora sua atividade e pode enviar informações para terceiros. Algumas formas de spyware mudam as configurações de seu computador e/ou interferem com seu trabalho. Podem tornar o seu navegador de Internet lento ou incomodar com popups ou páginas redirecionadas. Os tipos mais perigosos de spyware são os que tentam roubar suas informações de login, senha ou cartão de crédito, que você possa estar usando para compras ou atividade bancária online. Esses programas podem roubar seus dados e causar prejuízo significante ou usar suas informações para roubo de identidade.

COMO VOCÊ PODE SER INFECTADO COM SPYWARE

Infelizmente existem várias maneiras de o spyware entrar em seu computador. Um software baixado da internet, exploits em sistemas operacionais, navegadores desatualizados, websites não-confiáveis, compartilhamento de arquivos e até mesmo e-mails podem ser a maneira de um spyware infectar seu sistema. O problema com o spyware é que nem sempre é óbvia a sua presença, mesmo para usuários experientes. Criminosos virtuais se esforçam para disfarçar seus programas, então simplesmente ser cuidadoso na internet nem sempre é o suficiente para protegê-lo.

COMO EVITAR SPYWARE NA INTERNET

Para minimizar as chances de uma infecção por spyware, é possível fazer várias coisas. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que seu computador e sistema operacional está atualizado. Não use navegadores de internet desatualizados e use sempre a última versão. Instale um anti-vírus moderno e confiável e/ou um anti-spyware em seu computador. Use também um firewall embutido. Sistemas operacionais modernos normalmente possuem um firewall embutido mas ele geralmente é oferecido com bons pacotes anti-vírus.

COMO SE PROTEGER DE SPYWARE

Acima das precauções mencionadas acima, sendo a mais importante possuir um anti-vírus moderno e um anti-spyware, você pode fazer ainda mais para minimizar seu risco.

Saiba que o spyware geralmente vem junto com outros tipos de software como freeware ou shareware. Quando instalar tais softwares da Internet, sempre leia cuidadosamente os termos de contrato. Note que a inclusão do spyware em um programa de software pode ser mencionada apenas "em fonte pequena", geralmente ao fim do termo. Por isso é importante ler tudo cuidadosamente e inteiramente, antes de instalar qualquer coisa em seu computador.

Importante: Mesmo que você possa reduzir o risco de spywares ao ler os termos de licença, apenas um bom anti-vírus e anti-spyware podem fornecer a melhor proteção possível!